Quando vale a pena reformar um sofá?
26/11/2012 23:24
Muitas pessoas reformam seus estofados somente para trocar o tecido por estarem enjoadas da cor ou porque a estampa pode ter saído de moda, já que as tendências mudam muito mais rápido hoje do que há 15 anos atrás.
Hoje os fabricantes mudam os ítens de sua coleção, às vezes, em menos de um ano. Isso faz com que o tempo todo entre em destaque um novo tecido, com combinações de cores e estampas estravagantes misturado à diversas texturas diferentes.
E com a velocidade que surgem essas novidades no mercado, as pessoas que tem bom gosto e procuram personalizar cada canto de sua casa, usam e abusam da criatividade colocando no mesmo ambiente sofás, poltronas, cadeiras, almofadas, cortinas, papéis de parede misturados a algumas peças que compôem o ambiente de forma que seja aconchegante, ou às vezes marcante pela extravagância e coragem do artista que se descobre a medida que as idéias vem surgindo.
Se você tem um sofá em condições precárias de uso, é preciso começar a estudar as possibilidades antes que ele se destrua totalmente. Quanto mais tarde uma decisão for tomada, pior pode ficar, e às vezes até se tornar inviável a tentativa de salvar o móvel com um orçamento razoável. Nesse caso muitas vezes as pessoas acham muito caro e tomam a decisão, quase sempre equivocada, de abandonar seu estofado antigo e trocar por um novo pelo mesmo valor que gastaria com a reforma do conjunto antigo. É aí que está o problema: hoje em dia os sofás perderam muito em qualidade fazendo o preço cair. E ainda tem um público grande de consumidores que não entendem e nem se interessam por qualidade pois só querem saber se é bonitinho, barato e se cabe na sala já que vários modelos vêm enormes, muito mais para impressionar do que realmente dar algum conforto!